Alerta: se você tomar estes remédios, nunca use estes alimentos!


.

Tomar remédio com um simples suco de laranja ou combinar com outras pílulas pode trazer riscos à saúde.

Sabia disso?

O remédio para a pressão alta pode resultar em uma combinação perigosa se tomado na companhia de um suco de laranja.

A pílula anticoncepcional também perde a eficácia se for ingerida junto com antibiótico.

Sabe o que pode acontecer se misturar antidepressivo com descongestionante nasal?

Prisão de ventre.

As pessoas não são bem informadas, nem procuram, saber sobre a relação que há entre medicamentos e alimentos e entre medicamentos e outros medicamentos.

Elas não sabem que tudo o que administramos em nosso corpo (inclusive alimentos) pode promover efeitos benéficos e maléficos de intensidade e natureza variáveis.

No entanto, quando somos cuidadosos e buscamos a devida orientação, os riscos diminuem sensivelmente.

Para tanto, devemos buscar sempre a orientação de profissionais (farmacêuticos, médicos, nutricionistas, naturólogos, biomédicos) competentes e atualizados.

Quando há indicação de uma medicação, a orientação especializada é muito importante.

Algumas misturas de risco:


Anticoncepcional + antibióticos = o antibiótico reduz drasticamente o efeito do anticoncepcional.

Antiespasmódicos (contra gases) + broncodilatadores (para asma) + (ou) descongestionantes nasais + (ou) antidepressivos + inibidores de apetite = a combinações de dois ou mais dos medicamentos acima causa maior excitabilidade do sistema nervoso central, boca seca, constipação do intestino e aumento da frequência cardíaca.

Anti-inflamatório + diurético = o anti-inflamatório inibe o efeito do diurético.

Chá de camomila + acido acetilsalicílico = pode levar a sangramentos.

Remédio para pressão alta + suco de laranja = diminui em 49% a eficácia do remédio para baixar a pressão.

Medicamento + erva-de-são-joão = a erva diminui a eficácia do medicamento.

5-HTP + antidepressivos = pode provocar graves efeitos colaterais.

Açafrão-da-terra/cúrcuma + aspirina ou varfarina = aumenta o risco de hemorragias.

Açafrão-da-terra/cúrcuma + drogas que controlam o diabetes = pode provocar uma queda muito brusca da glicose no sangue.

Açafrão-da-terra/cúrcuma +  drogas que reduzem a acidez gástrica, como Omeprazol = pode levar a náuseas, dor de estômago, inchaço e danos no esôfago.

Para evitar todos esses problemas, o ideal é evitar essas combinações ou consumir os medicamentos bem longe da hora em que consumir os alimentos com os quais são incompatíveis.

No caso do açafrão-da-terra/cúrcuma, se precisar consumir algum medicamento com o qual ele é incompatível, além de colocar um grande espaço de tempo entre ele e o remédio, recomenda-se também diminuir o consumo do açafrão.

Nosso site tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.


Avalie este Artigo?


Mais pra voce!